Review: Lapka PEM
- Daniel Oliveira
- 19 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Minha review é sobre um projeto da chamado Lapka: Personal Environment Monitor (Monitor Pessoal de Meio Ambiente).
O projeto desenvolvido em São Francisco, Califórnia, traz 4 pequenos sensores que se conectam diretamente ao seu iPhone, iPad ou iPod Touch (não há versão para Android) e te oferece a análise dos resultados por meio de um app gratuito. Acoplados ao aparelho por um cabo auxiliar (fone), os módulos dão informações sobre Úmidade e Temperatura, Radioatividade, Campos Eletromagnéticos e até Toxicidade de alimentos. Mesmo sendo dados que pareçam só ter significação para especialistas, a Lapka se propõe a visualização simplificada deles, explicando se são dados positivos ou não.


O usuário pode comprar o set de sensores por $249 (equivalente a R$815) e com eles criar seus próprios diários com as coletas de dados. Além disso, toda vez que faz coletas, o app automaticamente envia os resultados e sua localização para um servidor que mapeia todos os envios em escala global - que você pode acessar clicando aqui. Contudo, para evitar que os envios sejam pouco frequentes ou cessem, o app conta com uma mini gamificação, que consiste em trocar suas coletas por cristais e estes por pedras valiosas. Sem falar que o conjunto por si é elegante o suficiente para se tornar um acessório fashion, que tenta distanciá-lo de um possível estigma por seu lado técnico. A Lapka, porém, poderia ter tomado outras decisões no posicionamento de seu projeto. Por mais que o set pretenda domesticar ferramentas que antes eram exclusivas de profissionais, há uma certa elitização do produto, considerando que seu preço ainda é relativamente elevado e seu uso está completamente dependente do porte de sistemas iOS (também caros, por sua vez). Outro fator que possivelmente contribuiu para o preço é torná-lo um objeto fashion, que da mesma forma que atrai olhares de desejo, permite que o preço se eleve. Tal panorama parece contraditório ao viés da empresa, que soa preocupado com o social e com oferecer novas mídias a serem exploradas no dia a dia.

Outro problema acidental é a forma como o sistema transmite informações - cabo auxiliar. Acontece que o recém-anunciado iPhone 7 não conta mais com entrada auxiliar. Isso pode acarretar seriamente a alimentação dos servidores, a não ser que a Lapka corra contra o tempo para desenvolver comunicação wi-fi dos módulos ou pelo menos desenvolvam um adaptador de auxiliar para o cabo de carga dos novos iOS. Se nada for feito, o projeto ficará datado e terá prejuízos a sua longevidade.
Comments